top of page

Proposta de trabalho - Conjunto "A"

A PROPOSTA DE TRABALHO DA UFSJ

Para atuar em uma operação do Projeto Rondon, as instituições de ensino superior devem apresentar um projeto no qual devem propor ações com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário e para o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias.

As ações propostas deverão ser direcionadas a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las no seio da comunidade, tornando-as permanentes.

Na Operação Sentinelas Avançadas, o plano de trabalho que será desenvolvido pela UFSJ apresenta ações que compreendem as áreas temáticas do Conjunto "A". 

AS ÁREAS TEMÁTICAS DO CONJUNTO "A" SÃO:

  • CULTURA: capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem o cidadão, a cultura local e promovam o intercâmbio de informações.

 

  • DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA: capacitar gestores municipais, conselheiros e lideranças comunitárias em gestão de políticas públicas, particularmente na área de desenvolvimento social, como acesso a renda, enfrentamento das situações de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes; instalar, dinamizar ou atualizar, conforme o caso, os conselhos municipais, tais como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, dentre outros; e capacitar agentes multiplicadores na prevenção da violência contra mulheres, crianças e adolescentes.

  • EDUCAÇÃO: capacitar educadores dos ensinos fundamental e médio sobre técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, mediação de conflitos, relacionamento interpessoal, distúrbios de aprendizagem e educação inclusiva.

 

  • SAÚDE: capacitar agentes de saúde em: saúde da família, doenças endêmicas, saúde bucal, acolhimento e humanização do atendimento em saúde; capacitar agentes multiplicadores em saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, na prevenção da prostituição infantil e na prevenção do uso de drogas; capacitar agentes multiplicadores em ações de incentivo ao esporte e lazer; e capacitar agentes multiplicadores em nutrição, com incentivo à utilização integral de alimentos e à promoção de hábitos alimentares saudáveis, dando prioridade aos produtos regionais.

© 2018 por UFSJnoRondon.m

Faltam

para a Operação Onça Cabocla!

bottom of page